terça-feira, 25 de março de 2014

Seminário reúne experiências para ampliar interiorização da SNCT


Nos dias 18,19 e 20 foi realizado o encontro dos coordenadores estaduais junto à coordenação nacional relaizada pelo MCTI para discutir as estratégias da SNCT em 2014. Abaixo segue matéria sobre a reunião publicada no Jornal da Ciência.


JC e-mail 4917, de 21 de março de 2014

15. Seminário reúne experiências para ampliar interiorização da SNCT

No encontro, realizado em Brasília, foram apresentadas experiências de diferentes estados

Para traçar estratégias de interiorização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), experiências estaduais foram apresentadas no Encontro dos Coordenadores Regionais - Seminário SNCT/2014, nesta quinta-feira (20), em Brasília. A discussão teve a participação do secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Oswaldo Duarte Filho, e do diretor de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia, Douglas Falcão.

"Usamos a tecnologia para superar a geografia do Amazonas", afirmou o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação do mais extenso estado brasileiro, Eduardo Taveira. "Durante a SNCT, utilizamos toda a infraestrutura para transmitir as aulas e promover a educação básica em todo o interior do estado, oferecida pela Secretaria de Educação e pela Universidade do Amazonas. Com isso conseguimos chegar a 100% dos municípios, ao que chamamos de Amazonas mais profundo", afirmou.

Para realizar o trabalho, a secretaria conta com a parceria de mais de 70 instituições públicas e privadas, como o Instituo Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e o Instituto Mamirauá. "Nossa intenção é de sempre fazer que a população perceba que tudo que ela faz no seu cotidiano envolve CT&I [ciência, tecnologia e inovação]".

Para incentivar o desenvolvimento da CT&I, o estado tem investido em um programa chamado Popciência. Os municípios recebem recursos para a realização de atividades vinculadas à SNCT. "Ano passado, 28 instituições fizeram eventos de inclusão científica e tecnológica vinculado a esse programa", disse Taveira, acrescentando que, nos últimos três anos, o Amazonas investiu R$ 3 milhões para apoiar os eventos municipais.

Micro-ônibus

No Ceará, outras duas iniciativas estaduais vêm contribuindo com a frente da popularização. Pelo programa Ciência Itinerante, crianças e jovens de diversos municípios recebem equipes formadas por professores de física, química, biologia e informática, que viajam em micro-ônibus disponibilizados pelo governo estadual. "A gente tem notado maior aproximação dos jovens pelo tema", disse o coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ceará, Francisco Carvalho.

Já no Ceará faz Ciência, alunos do ensino médio apresentam as pesquisas e experimentos que desenvolveram. "Os experimentos dos alunos são para melhorar a qualidade de vida da população local", afirmou Carvalho. Uma antena para celular feita a partir de tampas de panela por estudantes do distrito de Cajueirinho, na cidade de Bela Cruz, zona norte do estado, por exemplo, permitiu à população local a ter acesso às quatro principais operadoras de telefonia celular.

Na avaliação do diretor Douglas Falcão, do MCTI, o encontro com os coordenadores regionais atingiu seus objetivos, contribuindo para troca de experiências e apresentação de soluções inovadoras. "A gente tinha indícios de que a SNCT acontecia de maneira diferenciada nos municípios, só que nunca houve uma oportunidade de troca de experiências", disse.

Ele observou que algumas regiões já vêm realizando semanas municipais de ciência e tecnologia e, assim, ampliam o calendário de mobilização em torno do tema. "A SNCT está deixando um legado institucionalizado no país que vai muito além da semana nacional realizada em outubro", afirmou.

Aperfeiçoamentos

Para o secretário Oswaldo Duarte Filho, é importante melhorar o cadastramento das atividades e estabelecer um link no portal oficial da SNCT para os relatórios produzidos pelos estados. "Tenho certeza de que os números de eventos e atividades cadastrados até hoje são subestimados. Precisamos aperfeiçoar esse cadastro", comentou. O número de atividades do ano passado registradas na página passa de 33,7 mil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário