sexta-feira, 11 de abril de 2014

Você conhece a Semana Fluminense do Patrimônio?


A Semana Fluminense do Patrimônio (SFP) é um evento anual organizado por várias instituições culturais e científicas sediadas no Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de valorizar o patrimônio natural e cultural fluminense, fortalecer a memória e a identidade da população, contribuir para a preservação dos acervos culturais e o respeito à diversidade ambiental, cultural, social, étnica e religiosa do território fluminense.
Entre as instituições organizadoras, encontram-se: Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro; Casa de Oswaldo Cruz/ Fundação Oswaldo Cruz; Fundação Casa de Rui Barbosa; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN; Instituto Estadual de Patrimônio Cultural – Inepac; Jardim Botânico do Rio de Janeiro; Museu de Astronomia – MAST e Museu Nacional/UFRJ.
A Semana está em sua quarta edição e ocorre em torno do dia 17 de agosto, Dia Nacional do Patrimônio Cultural e aniversário de nascimento do fundador do Iphan Rodrigo Melo Franco de Andrade. Nos moldes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a SFP inclui eventos patrocinados por sua comissão organizadora, como o Encontro do Patrimônio Fluminense, a mostra de filmes “Memória em Movimento”, o concurso cultural de fotografia e poesia, oficinas e apresentações de grupos culturais - e outros inscritos por adesão através do seu site (www.patrimoniofluminense.rj.gov.br).
O Encontro do Patrimônio Fluminense (EPF), agora também em sua quarta edição, acontece anualmente de forma itinerante no território fluminense e constitui a principal arena de interlocução, reflexão e discussão pública da SFP. Um tema central é escolhido a cada ano para orientar o conteúdo das apresentações e discussões. O evento engloba conferências, palestras e mesas-redondas, reunindo acadêmicos, gestores dos organismos de proteção e preservação do patrimônio e atores sociais com intuito de ouvir, dialogar, debater e propor ações, medidas e manifestações sobre questões relativas à valorização e preservação do patrimônio. 

Neste ano, Paraty foi escolhida como cidade-sede do EPF que ocorrerá na Casa de Cultura no período de 13 a 15/08. O tema deste ano será “Patrimônio Cultural e Grandes Intervenções” e buscará discutir, no que tange à preservação do Patrimônio, os impactos decorrentes da realização de grandes eventos e intervenções no território.

Nenhum comentário:

Postar um comentário